Tristeza ou Depressão: Você sabe diferenciar?
- Cleber Toledo
- 4 de mar.
- 1 min de leitura

É importante saber diferenciar a tristeza da depressão.
Depressão é um transtorno, há desregulação do humor de forma aguda e de duração prolongada.
A tristeza é um sentimento causado por um acontecimento específico, por exemplo, alguém que assistiu um filme dramático e ficou pensando sobre ele por um período com sentimento de tristeza, ou quando um amigo se muda para outra cidade e se sente triste por alguns dias, mas logo volta ao estado de humor “normal”.
Uma pessoa com Transtorno Depressivo possui humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. Engana-se quem pensa que só é depressivo quem apresenta um ar de tristeza profunda, pessoas que possuem este transtorno podem esconder sua tristeza e terem explosão de raiva recorrentes.
Há formas de categorizar a depressão, há Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Depressivo Persistente (distimia), Transtorno Disfórico Pré-menstrual, Transtorno Depressivo Induzido por Substâncias, entre outros.
No Brasil a prevalência da depressão chega à média de 5,5% da população. O risco de desenvolver depressão é maior em situações de pobreza, desemprego, morte de uma pessoa querida, separação, doenças graves, abuso de álcool e outras drogas.
Se você identifica os sintomas da depressão em alguém, procure incentivar a pessoa a buscar auxílio psiquiátrico, ou até a marcar uma consulta para ela. Psicólogos, médicos de família e clínicos gerais também podem fazer avaliações e encaminhar pacientes para o tratamento psicológico ou psiquiátrico.





Comentários